sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Centro de Mostra Cultural na FGV


O Auditório da FGV - Fundação Getulio Vargas, em São Paulo,foi o palco da 7ª edição do Troféu ORPAS, uma grande mostra cultural, preparada por crianças e jovens beneficiadas pelo projeto ORPAS – Obras Recreativas, Profissionais, Artísticas e Sociais que beneficia mais de mil pessoas na região do Jardim São Luiz e Chácara Santana, extremo Sul da cidade. Com base no desenvolvimento local das comunidades, a Orpas atende diretamente 200 crianças e jovens em três unidades localizadas na periferia da zona Sul, e desde o início do ano conta com uma unidade na cidade de Córdoba, na Argentina, onde atende 170 crianças em um bairro carente da cidade.

"Alem de crescermos no Brasil, também implantamos a ORPAS na Argentina o que mostra que o modelo de desenvolvimento local pode ser replicado não só em outras comunidades do Brasil, mas também em outros países", explica Daniel Neves de Faria, bancário, que preside a entidade desde a sua fundação, em 2005.O Troféu Orpas conta com apresentação de talentos infantis em percussão, coral, teatro, dança e poesia, e também com o reconhecimento do trabalho de diversas ONG´s que atuam na região. A entrada no auditório da FGV é livre para o grande público.

Em 2011,o tema do Troféu ORPAS foi “Um Sonho de Periferia”, em homenagem ao livro em que os alunos e colaboradores da ORPAS escreveram com apoio e organização de Toni C., documentarista e coordenador do projeto “Ponto de Cultura Hip-Hop a Lápis”, editor audiovisual e pesquisador do programa Estação Periferia, da TV Brasil. Em 2010, Toni C. foi reconhecido com uma das 50 pessoas mais influentes da cultura brasileira, ao receber o prêmio Tuxauá do Ministério da Cultura.
"Nos últimos anos entregamos às comunidades que atendemos diversas ferramentas de desenvolvimento local construídas com a participação da comunidade, ferramentas como Microcrédito, programas de formação cultural e educacional, curso livre de administração, moeda social, dentre outros [..] colocamos nossa comunidade em outro patamar, nossas crianças deixam de ser atores e passaram a ser também autores das suas próprias histórias, com o lançamento do livro “Um Sonho de Periferia”, completa Daniel Neves
Fonte: Clube de Comunicação (http://www.linkedin.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário